Artigos  
  Notícias  
  Serviços  
  •   Apologética  
  •   Doações  
  Colunistas  
  •   JurisCode  
  Sobre a Gente  

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Paranaense é povo sem cultura própria que copia a cultura gaúcha?

Eu acabo de escrever um dos maiores absurdos que eu já vi na minha vida. Essa frase do título me foi dita por um contato do msn. Eu que sou paranaense, apreciador de chimarrão, com certeza, não por influência riograndense, tive que ler essa aberração.

O Chimarrão é bebida de origem PARANAENSE, a erva é nativa do Planalto de Curitiba, foi registrada no Paraguai como Ilex Paraguaiensis por uma liberalidade brasileira e não por ser nativa do Paraguai.

O chimarrão passou a ser apreciado pelos riograndenses por influência regional, uma vez que começou no Paraná e o hábito se espalhou pelo Paraguai, Argentina, Uruguai e outros Estados do Brasil. Por ironia do destino a erva mate usada para espantar o frio foi vista pela primeira vez numa das cidades mais quentes que eu conheço. Guaíra. Pior que Cuiabá aquela cidade.

Basta estudar um pouco sobre a história do chimarrão para ver que o Rio Grande do Sul nem é mencionado e o Paraná ocupa lugar de destaque.

Sem contar na pilcha gaúcha, uma vez que a primeira menção a uma bombacha de que se tem notícia foi em um testamento da cidade de Castro. Quer mas paranaense que isso? No entanto a indumentária é de origem turca. Quem não se lembra daquela visão estereotipada do eunuco com a cimitarra? Aquelas roupas largas com calças bufantes? Será coincidência?

Não estou dizendo que o Rio Grande do Sul não possua uma cultura própria, pelo contrário, amante dos CTGs e do que a cultura riograndense oferece de bom, eu sei que esse Estado possui uma das mais marcantes e bonitas culturas do Brasil, no entanto, não é demérito dizer que essa cultura maravilhosa é uma salada de incorporações de elementos culturais de diversas partes do mundo, inclusive do Paraná, sendo que esse meu Estado legou ao Rio Grande do Sul alguns dos aspéctos mais bonitos e marcantes dessa cultura.

Viva o Paraná, meu Estado, Viva o Rio Grande do Sul, um dos Estados mais ricos e bonitos do Brasil e Viva o Chimarrão. Salve Tupã.

Um comentário: